Maple Bear Caruaru
/
out 28, 2025Escola bilíngue: o que é? Como escolher a melhor?
AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Educação Bilíngue
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Maple Bear Caruaru
/
out 28, 2025AUTOR
Maple Bear Brasil
ASSUNTO
Educação Bilíngue
TEMPO DE LEITURA
5 min
COMPARTILHE
Entenda por que cada vez mais pais buscam uma escola bilíngue para a educação de seus filhos e saiba como escolher a melhor opção
Sabia que, de acordo com o British Council, apenas 1% da população brasileira é fluente em inglês? Apesar de ser uma língua presente no dia a dia de uma parcela considerável da população, poucos alcançam níveis proficientes de fala e compreensão da língua.
E olha que o inglês pode abrir muitas portas, especialmente em um mundo cada vez mais conectado e globalizado. Aqueles que alcançam a fluência saem na frente na busca por empregos em grandes multinacionais e vagas em universidades fora do país.
É por isso que cada vez mais pais estão buscando uma escola bilíngue para seus filhos. Quando imersos na língua inglesa desde cedo, os jovens saem da escola mais preparados para se destacar.
Mas o que é uma escola bilíngue? Como encontrar a melhor escola bilíngue perto de mim? Descubra as respostas para essa e outras questões no texto abaixo. Ah, e uma dica: continue a leitura e descubra um presente ao longo do texto!
Uma escola bilíngue é uma instituição que insere a segunda língua - geralmente o inglês - em seu modelo pedagógico de modo imersivo, ou seja, em disciplinas variadas na grade curricular.
Muito mais do que o ensino gramatical da língua inglesa, uma verdadeira escola bilíngue usa o inglês como parte da rotina de aprendizado do estudante, tornando a absorção do conteúdo muito mais fluida e efetiva.
Ao contrário do que muitos pensam, introduzir o inglês na educação da criança desde cedo não prejudica seu desenvolvimento. Aliás, aproveitar essa fase em que o cérebro ainda está em formação para ensinar duas línguas ao mesmo tempo potencializa e facilita o aprendizado.
Antonieta Megale, diretora acadêmica da Maple Bear e doutora em Linguística Aplicada explica que “as crianças são plenamente capazes de aprender duas línguas ao mesmo tempo desde cedo. A educação bilíngue não atrasa a fala, ao contrário, amplia as possibilidades de expressão e compreensão do mundo".
A ABEBI (Associação Brasileira de Escolas Bilíngues) fez um estudo que mostrou que o número de colégios bilíngues no Brasil saltou 10% nos último cinco anos, chegando a mais de 1200 escolas bilíngues em atividade no Brasil.
O crescimento dessa modalidade de escola mostra a preocupação de cada vez mais pais e responsáveis com um ensino que vá além do básico e que realmente prepare seus filhos para se tornarem cidadãos globais.
Mas, o que levar em consideração na hora de escolher uma escola bilíngue? Elencamos algumas dicas abaixo!
Para escolher a melhor escola bilíngue, é necessário analisar não apenas o ensino do inglês, mas também qual metodologia é aplicada pela escola e como a instituição vai muito além do bilíngue, ajudando na formação integral do estudante em todas as esferas: física, intelectual, emocional e social.
Ao realizar suas buscas, leve em consideração os pontos abaixo:
Sabemos que escolher a escola bilíngue ideal para a criança é uma tarefa que exige paciência e muita responsabilidade. Para te ajudar nesse processo, criamos um guia que traz detalhes e dicas sobre os 10 tópicos listados acima, te munindo de mais informações que vão facilitar a sua busca.
Para receber o material totalmente grátis, acesse o link abaixo.
Uma rede de escolas se destaca quando o assunto é ensino bilíngue: a Maple Bear. Reconhecida por sua metodologia exclusiva, que ensina inglês por imersão e vai muito além do bilíngue, a escola é comprometida em formar cidadãos globais.
Na Maple Bear, o trabalho educacional realizado busca despertar não só competências técnicas, mas também sociais e emocionais, ajudando o estudante a construir as bases para um futuro cheio de oportunidades.
“Por ter começado desde cedo, aprender inglês foi muito significativo para mim. Hoje, leio e assisto a conteúdos nas duas línguas sem nem perceber a diferença”, conta Manuela Magalhães, aluna da Maple Bear Mogi das Cruzes.
Desde os primeiros anos da educação infantil, o contato com o inglês é feito de maneira o mais natural possível. A Maple Bear alia as melhores práticas da educação brasileira à expertise educacional canadense, criando uma metodologia que incentiva os pequenos a aprenderem brincando.
Para isso, atividades lúdicas e acolhimento são pilares essenciais do aprendizado. “Saber desde criança que uma mesma coisa se chama cachorro e dog, por exemplo, tem um impacto muito interessante e estimula o desenvolvimento de um olhar mais analítico”, diz Camila Dias, coordenadora acadêmica na Maple Bear, ao explicar como o vocabulário ampliado das crianças bilíngues pode lhes dar uma percepção de mundo completamente diferente.
Presente em 40 países, a Maple Bear conta com cerca de 220 unidades só no Brasil, espalhadas por todos os estados brasileiros. Sendo assim, onde tem uma escola bilíngue perto de mim?
Para encontrar a unidade mais próxima de você e agendar uma visita gratuita à escola, basta acessar o botão abaixo e pesquisar pelo seu endereço ou CEP:
Quero encontrar a Maple Bear mais próxima